Caso você sofra da ‘síndrome do domingo à noite’, quando bate aquela ansiedade só de pensar que mais uma semana de trabalho vai começar, você deve estar precisando parar e repensar sobre o que você faz.
Um levantamento da empresa de pesquisa Scoop & Co aponta que 63% dos brasileiros já mudaram de carreira e 48% consideraram mudar de ramo nos próximos 12 meses (estudo de 2020). Você está nessa estatística?
O mercado está cada vez mais repleto de profissionais que não atuam no que se formaram e está tudo bem, até porque o mercado também não para de mudar.
Para mudanças de rota e novas trajetórias profissionais, algumas etapas são bem importantes.
O 1º passo é aprofundar o seu autoconhecimento e fazer uma autoavaliação honesta. O que te deixa insatisfeito(a)? É a chefia ou a rotina? A falta de crescimento ou as metas inatingíveis? Você se sente na profissão ou na empresa errada? Ou falta tempo para fazer uma ou ficar com a família? O mais importante nessa etapa é a clareza do que você quer daqui para a frente na busca da sua autorrealização.
A psicoterapia da vida profissional e a mentoria de carreira entram nesse lugar de identificar todas as possibilidades e abrir mais oportunidades de agora em diante para você se estruturar e seguir novos rumos.
O próximo passo pode ser buscar mais capacitação na área para a qual deseja mudar.
Ampliar o seu networking também é fundamental, antes mesmo de precisar acionar as pessoas da sua rede. E não espere necessitar delas para aprofundar os seus relacionamentos profissionais. Comece já!
Como pano de fundo, você precisa estar preparado(a) emocionalmente para lidar com as expectativas e com a ansiedade porque, neurocientíficamente falando, você irá precisar gastar mais energia para sair do ‘automático’ e da ‘zona de conforto’.
E não há idade certa para a mudança, pois você pode fazê-la a qualquer momento e em qualquer ciclo da sua vida e a sua insatisfação deve ser o seu melhor termômetro. A longevidade é uma realidade e os atuais 60 parecem ser os antigos 40.
Se você tem flexibilidade, atualiza-se continuamente e está aberto(a) para novas experiências, sempre é tempo para se transformar e ter mais satisfação na vida.
2022 está batendo na porta e a hora é essa!
E então, vamos transformar?