Ferramentas psicológicas podem te fornecer vantagem mental.
Todo inovador sabe da importância do jogo mental para o sucesso.
Os psicólogos Gary Latham e Edwin Locke descobriram que fixar metas é uma das formas mais fáceis de aumentar a motivação e o desempenho em 11% a 25% e que grandes metas levam aos melhores resultados, superando de longe metas pequenas, médias e vagas.
Locke e Latham descobriram também que há um requisito para que a meta ambiciosa funcione: o alinhamento dos valores da pessoa com o que ela está fazendo.
Outro achado importante diz respeito à necessidade de decompor a visão em partes executáveis, pequenas, que os psicólogos chamam de submetas. Elas trazem dois benefícios. O primeiro é o alinhamento do risco com a recompensa. O segundo benefício das submetas é psicológico. Latham e Locke ensinaram que existe uma alavancagem oculta em fixar grandes metas, mas estas só fazem aumentar a motivação. É igualmente fundamental que a pessoa que fixa essas metas confie em sua capacidade de alcançá-las, e isso pressupõe decompor grandes metas em submetas alcançáveis.
As recompensas intrínsecas – satisfações internas, emocionais – tornam-se mais cruciais, três em particular: autonomia, maestria e propósito. Autonomia é o desejo de conduzir nosso próprio barco. Maestria é o desejo de conduzi-lo bem. E propósito é a necessidade de que a jornada signifique algo.
Se os empreendedores não atualizam o seu modelo mental para acompanhar a tecnologia exponencial de que dispõem, poucas chances eles têm para vencer esta corrida.
O Google explora a “autonomia” por toda a empresa com seus 20% de tempo livre concedidos aos colaboradores.
Criar uma empresa com autonomia, maestria e propósito como valores-chave significa criar uma empresa construída para a velocidade.
Tecnicamente flow, o fluxo é definido como um estado ótimo de consciência no qual sentimos o melhor de nós e atingimos nosso melhor desempenho. E você provavelmente teve alguma experiência nesse estado.
Todas essas ferramentas mentais servem a uma função adicional. Não apenas aumentam a motivação e desempenho, mas também desencadeiam o estado de consciência conhecido como fluxo, flow. Ação e consciência se fundem. O tempo voa. O eu desaparece.
O pesquisador pioneiro do fluxo Mihaly Csikszentmihalyi identificou entre as estratégias para cada um de nós voltar a atenção ao agora, as metas claras, o feedback imediato e uma relação saudável entre desafio e habilidades. Se o desafio é grande demais, o medo nos toma. Se é fácil demais, não prestamos atenção a ele.
*Trechos do artigo originalmente publicado pela revista HSM e disponível em http://www.revistahsm.com.br/empreendedorismo/como-serum-empreendedor-exponencial/
Quer aprofundar mais um pouco sobre estes assuntos? Conexão Consigo Mesmo
#ConexãoConsigoMesmo #Autoconhecimento #LifeCoaching #CoachingParaCarreira #Psicologia #JobTherapy #NeurociênciaeLiderança