Depois de 2020, nomeado o ano da saúde mental, nunca mais seremos os(as) mesmos(as) e, até agora, ao final dele, não conseguimos vislumbrar como essa dramática experiência afetará as nossas vidas, que ganharam novas tonalidades e importância por estarmos vivendo um momento universal sem precedentes.
Somos humanos em evolução e se nos adaptarmos direitinho, quem sabe, conseguiremos atravessar e sobreviver.
Estamos sendo desafiados a fazer pausas para muitas reflexões.
Embora o nosso cérebro prefira certezas, estamos tendo que conviver com o caos. Sem falar das sensações de medo, falta de liberdade, mudanças constantes, novas regras, protocolos, proibições e, muitos, muitos vetos!
Mudanças estranhas, mas essencialmente necessárias à manutenção da vida!
Cada vez mais certos(as) de que não controlamos tudo e incertos daquilo que nos aguarda, seguimos vivendo um dia de cada vez, buscando construir ferramentas internas e força interior para lidar com esses tempos difíceis.
Além do maior e mais novo desafio: lidar mais intensamente com nós mesmos, com a nossa mente e com as nossas emoções.
Quanto maior o autoconhecimento, mais vigor teremos para desenvolver os antídotos para lidar com as emoções que nos assolam, sejam a tristeza, a depressão, a ansiedade, o estresse, o não saber e, principalmente, as incertezas sobre o amanhã.
Precisamos desenvolver novas formas de ser e de viver, de nos relacionar com os outros, flexibilizando o estilo de vida, compreendendo que menos é mais, que a felicidade está nos detalhes sutis, apreciando muito mais as nossas relações valiosas.
A relevância do autocuidado nas nossas vidas física, emocional e mental é o que nos fortalecerá para ter vigor para continuar e, inclusive, cultivar maior presença onde e com quem quer que estejamos.
Mudanças viáveis e que dependem das suas escolhas e, exclusivamente, de você!
Nós não podemos estar com os outros agora, como gostaríamos, mas precisamos estar bem com nós mesmos.
Então, quais caminhos você deseja trilhar daqui para a frente na sua passagem por esses tempos aqui?
Vida voa, 2020 acabando e o que você quer para você em 2021 você precisa começar a construir agora, lembrando sempre que qualquer verdadeira transformação começa de dentro para fora.
O convite é para novos começos de mãos dadas, pois o futuro sempre foi incerto e agora é mais!
Vamos juntos(as)?
2 Comments
Parabéns Vera!
Texto perfeito para uma saudável reflexão!
Você tem razão, com autocuidado é fortalecimento emocional, venceremos o presente desafio!
Gratidão pela reflexão!
Sensacional!!! Parabéns professora! Um 2021 de muita força interior, sabedoria e capacidade para lidarmos com os desafios que vierem em 2021. 🙂